Coluna Vanessa D’Amato Shark Trainers:

Artigo 23 l Vamos falar de pós Expo? Produto parado é dinheiro parado!

Estratégias Inteligentes para Maximizar Resultados na hora da compra.

Essa edição Expo Óptica 2025, com a temática um novo olhar para o futuro.

Nós trouxe um mix de novidades na área de tecnologia, coleções fashionistas, linhas de armações feitas a mãos por artistas brasileiros mundialmente premiados e novas oportunidades de negócio.

Agora, passada a feira, é hora dos lojistas se organizarem para comprar com estratégia e garantir o sucesso nas vitrines e no faturamento.

Segui alguns pontos que considero principais na hora de comprar para a sua ótica:

Se atente ao preço, prazos e condições Comerciais

Após a feira, muitos fornecedores mantêm preços promocionais por tempo limitado.

Logo aproveite esse momento de euforia do mercado e negocie prazos estendidos para pagamento, consulte condições especiais como descontos à vista, prazos de 60/90/120 dias ou parcelamento com juros reduzidos.

Na hora da compra lembre-se tecnologia e qualidade caminham juntas.

Atualize-se com produtos tecnológicos (lentes blue light, armações com memória de forma, impressão 3D, equipamentos que promova experiência de consumo etc.).

Produtos tecnologicamente avançados proporcionam maiores ticket médio e menos trocas e reclamações.

Invista em coleções atuais, que sigam tendências de moda eyewear: armações oversized, acetato colorido, modelos sustentáveis e materiais prima diferenciadas.

Se atente aos valores markup de cada investimento.

Não se esqueça o segredo é vender valor, não preço, mas trabalhe com produtos que permitam markup mínimo de 3 a 4 vezes o custo.

Produtos de apelo fashion ou tecnológico podem justificar markups mais altos até 4 vezes.

Muitos fornecedores oferecem, linhas de crédito direto para compras maiores benefícios como cash Back, bônus em faturas futuras conforme volume de compra, incentivos de vendas por prémios ou dinheiro para equipes que  tem alto performance em determinados produtos.

Esse budget serve para premiações de campanhas para vendedores baseadas na venda de lentes ou armações específicas, incentivando a equipe e aumentando a conversão.

Diversifique seu mix, Inclua peças fashionistas, ousadas e exclusivas para atrair públicos exigentes.

Busque também como opções marcas ou artistas, que trabalhem com exclusividade regional para evitar concorrência direta.

O diferencial da ótica moderna com certeza  está na experiência, escolha produtos que encantem visualmente e tragam história.

Ex.: armações de material reciclado, armações com história artísticas, lentes de alta performance, equipamentos simuladores de realidade virtuais.

Após o abastecimento em dia de sua ótica, aposte em vitrines temáticas e experiências sensoriais no ponto de venda para destacar seus lançamentos.

Em suma equilibre preço, tecnologia, tendências e condições de pagamento para formar um mix rentável e atualizado.

Seja criterioso e invista em fornecedores comprometidos, produtos de alta aceitação e estratégias de venda que valorizem a experiência do consumidor.

Produto parado é dinheiro parado, boas compras e invista certo.