Coluna Vanessa D’Amato Shark Trainers:

Mapeamento de Vendas! 2º Artigo: É possível evitar o turnover, no seu time de vendas?

Certamente se você chegou até aqui , esse título deve ter chamado sua atenção, causado calafrios, alívio ou a sensação de agora vai!

Sim! Falar de equipe para muitos ainda é um caos.

E se sua óptica, passa constantemente por isso, um loop de contratações e desligamentos, sua mente gira em torno de: – Eu tenho que aprender a reter o meu pessoal!

Gostaria de redigir para você, uma fórmula mágica ou afirmar que após essa leitura será mais tranquilo pra sua empresa gestão de pessoas.

Sinto te dizer: – Não !

Minha visão de negócios não é fantasiosa , mas te afirmo!

Vou passar aqui, alguns protocolos desenvolvidos por mim, que farão que você pare de patinar com sua força  de vendas.

Primeiro, tire de sua mentalidade que sua equipe é sua inimiga ou a máxima empresarial “todos contra um”, não se vitimize! Por favor!

Afinal, todos nós empreendedores ou colaboradores , temos o mesmo intuito levar qualidade de vida, o pão de cada dia para nossa casa  e sonhos a serem realizados.

Não pense, que a todo momento sua equipe  faça coisas, para te atingir ou derrubar sua óptica.

Constantemente recebo queixas a respeito!

E percebo que o principal erro esta no ruído de comunicação e falta de clareza de ambas as partes.

Logo, existe algumas soluções, desde o processo de contratação até a integração do colaborador  que te  farão evitar muitos transtornos.

Sem mais delongas, vamos para os protocolos.

Iniciaremos pelo momento do processo de seleção, te sugiro a fazer um contraste do perfil do candidato, que deve representar a imagem da sua empresa, o currículo que esta analisando, a postura no momento da entrevista, os conhecimentos e o código de vestimentas.

Ou seja o que é desejável, neste candidato?

O perfil analisado esta apto a levar a imagem da ótica ou é possível moldar?

Logo se sua Óptica tem um perfil varejista, festivo, popular, fluxo intenso e com abordagens diretas de impacto.

O ideal é que contrate profissionais, que já venham de bandeiras ópticas com cultura semelhante , nichos próximo do know how da sua loja.

Do mesmo modo, se sua loja tem um perfil Personal com publico mais elitizado.

Siga o mesmo padrão, sempre!

Para que, não ocorra choque com a cultura da sua Óptica.

Opte sempre pela transparência , detalhe bem a vaga, a rotina da vaga, suas expectativa sobre a equipe, projeções metas tangíveis ou desafiadoras.

Ouça, assimile e entenda as expectativas do colaborador.

Coloque em pauta, o salário, benefícios, comissões, premiações, plano de carreira e diferencial que sua óptica tenha como empregadora.

Faça para si, uma pergunta sincera e não tendenciosa: – O que me atrairia, como colaborador, existindo um mercado com muitas ofertas de emprego e pouca demanda, a trabalhar na minha óptica?

Liste esses atrativos ou crie urgentemente!

O que você esta disposto, a oferecer para um colaborador sénior para que ele se estabilize em sua ótica?

Colaboradores Seniores e plenos são “imediatistas” ao quesito dinheiro, bonificação e recompensa.

Não, adianta oferecer promessas futuras.

Não tenha medo! De oferecer programas de incentivo, para que seu colaborador se capacite.

Seja financeiro, dia de folga, horário diferenciado ou percentual  a mais de comissões, por nível de aplicação a novos conhecimentos ou aperfeiçoamentos.

Tenha uma comunicação interna assertiva, não jogue palavras ao vento.

Crie pastas com protocolos e comunicações internas.

Faça o colaborador ler, explicar o que entendeu e assinar.

Mantenha essa pasta acessível para que o colaborador consulte caso tenha dúvidas.

– Não, responda o colaborador de acordo com os problemas internos de sua loja ou seus problemas pessoais.

Tenha gestão de emoção, fale no time certo, afinal falar de modo ríspido não trará melhores resultados, ninguém vence no grito!

Ser enérgico, pontual e firme difere com não ter educação!

Não fale palavras torpes para seu colaborador, por mais grau de intimidade que  julgue ter com o mesmo!

Peça opiniões, para cada membro da sua equipe, cada um deles tem uma habilidade, que podem compor novas estratégias, nem todas te trarão resultados ou farão sentido.

Lembre-se você precisa, de um único insight bom, para alavancar seus números, as pessoas estão lá justamente para isso!

Pontue, oriente, avalie a produtividade do seu time.

Tenha follow-up e  feedback constantes!

De ferramentas e suporte. Já que, tirar água de pedra com as mãos sem ferramentas uma hora cansa!

Não seja uma óptica amadora!

Isso independente das circunstâncias, desenvolva seu endomarketing, tenha organograma, programa de integração, carreira e boas vinda.

Assim, como recebe seus clientes com tapete vermelho, receba aqueles que estão ali, para sua empresa diariamente quer esteja sol ou chuva com esse mesmo tapete!

Defina seu budget para formar ou manter o time!

Assim, saberá se seu time será trainer, júnior, sénior ou pleno.

Seja realista!

Se a verba é pouca, vale a pena.

Dar oportunidade para os iniciantes, já que esses tipos de perfis são futuristas, então se sua loja esta em fase de maturação, serão ideais para o processo.

Apresente seu projeto com entusiasmo e de modo claro!

Assim não terá uma equipe vislumbrada, ela terá objetivo e parceira com o seu crescimento !

Não cobre de um trainer, estagiário, auxiliar ou júnior o resultado de um sénior ou pleno!

Sabe por quê?

Você não terá! E ainda irá espanar esse colaborador.

Então tenha paciência, para moldar e acreditar no processo.

Para contratar perfis prontos, planeje uma folha de pagamento justa e generosa.

Afinal, você não esta doando dinheiro, apenas fazendo uma gratificação justa por bons resultados.

Lembre-se grande times de vendas são habituados a salários generosos.